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Conheça 5 tendências em design de embalagens que podem fazer a diferença na estratégia da sua empresa

O impacto da pandemia no orçamento familiar fez com que a fidelidade às marcas diminuísse e muitos consumidores passaram a tomar a decisão de compra no ponto de venda. Em razão disso, além do fator preço, a apresentação do produto passou a ter um papel importantíssimo nesse processo, tornando as embalagens protagonistas. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 75% das empresas que optaram por investir em design inovador de embalagens registraram aumento nas vendas e, dessas, 41% também conseguiram reduzir seus custos. Confira abaixo cinco tendências que podem fazer a diferença na estratégia de mercado da sua empresa.

1 – Foco na experiência do cliente

A crise da covid-19 impulsionou as vendas online, que já vinham crescendo a cada ano, potencializando um fenômeno chamado de “unboxing”. O termo vem ganhando cada vez mais popularidade no universo digital, especialmente nas redes sociais, e está relacionado ao conteúdo produzido pelo consumidor quando abre produtos adquiridos online. Atentas a esse comportamento, algumas empresas estão investindo em designs de embalagem que deixam o processo de “unboxing” mais interativo, tornando-o parte importante da experiência do consumidor. Investir em texturas, aromas, mensagens personalizadas e brindes são algumas das estratégias adotadas pelas empresas.

Dica: pesquise pelo termo “unboxing criativo” no YouTube, TikTok e Pinterest para se inspirar.

2 – Menos é mais

Essa estratégia se sustenta no fato de que os consumidores de hoje precisam de informações rápidas e fáceis de entender, por não terem tempo de analisar a fundo cada produto, principalmente os mais básicos. Empresas que optaram por seguir esta máxima, investiram em designs simples e minimalistas, que conduzem a atenção do cliente àquilo que é essencial, tornando a compra agradável e informativa. Essa simplicidade também transmite elegância e é muito bem aceita em determinados públicos, como a terceira idade, por exemplo.

Dica: rótulos e etiquetas dos produtos devem ser adequados ao design da embalagem.

3 – Cores como diferenciação

Mesmo quem não é profissional da área de criação sabe que as cores têm a capacidade de despertar emoções e interferir nas decisões de compra de um consumidor. O foco aqui é fazer uso das cores de forma estratégica e assertiva. Um exemplo fácil de entender é o das cápsulas de café expresso. O consumidor pode até não se lembrar dos incontáveis nomes de cada tipo da bebida, mas certamente se recordará de uma embalagem verde ou laranja na hora de repor seu estoque.

Dica: não é preciso ficar preso apenas às cores originalmente atreladas à identidade da sua marca, o que lhe permite personalizar a embalagem de cada produto com mais liberdade.

4 – Feito para durar

A demanda mundial por sustentabilidade tem sido notada por empresas de todos os segmentos. Os consumidores atuais têm demonstrado cada vez mais preocupação com a relação das marcas com o meio ambiente e manifestam sua preferência pela compra de produtos que não agridam a natureza. Quando aplicada ao design de embalagem, essa estratégia implica o uso de materiais sustentáveis ou que possam ser reaproveitados depois que o produto for utilizado. Se a opção da sua empresa for a sustentabilidade, atenção: para que de fato sua embalagem se enquadre nessa categoria, ela precisa ser produzida com foco em causar o mínimo impacto ambiental possível, utilizando níveis reduzidos de energia e recursos naturais.

Dica: embalagens sustentáveis devem ser feitas de material orgânico, reciclável e/ou biodegradável, como papel reciclado, fibra de coco e plástico PLA.

5 – Tipografia customizada

Considerando que muitas embalagens são produzidas de maneira digital atualmente, apresentar aos consumidores algo customizado e manual ficou mais fácil, além de ser uma ótima maneira de se destacar. O uso criativo de tipografia permite o desenvolvimento de um design inovador e chamativo. Ao colocar o nome do produto no centro das atenções, você facilita a identificação dele em meio aos concorrentes e agiliza o processo de compra.

Dica: manter a identidade visual da sua marca não significa que a sua logo deva ocupar o espaço principal da embalagem.


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